O projecto longitudinal EPITeen – a coorte de 1990 – foi iniciado por uma equipa de investigação do ISPUP, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e é o primeiro estudo longitudinal alguma vez organizado em Portugal.
Iniciou-se em 2003/4 constituindo uma base de dados com indivíduos nascidos em 1990 e que frequentavam todas as escolas (públicas e privadas) do Porto e tem vindo a acompanhar a saúde e os percursos de 2942 indivíduos ao longo da sua vida. Estes foram inquiridos aos 13, aos 17 e aos 21 anos.
O seu objectivo principal é compreender de que forma os hábitos e comportamentos adquiridos na adolescência se vão reflectir na saúde do adulto.
Uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde tem recolhido informações através de questionários e efetuado medições objectivas relativas à saúde, tais como, a pressão arterial, o peso e a estatura, a densidade mineral óssea e a função respiratória. São também realizadas análises sanguíneas. Adicionalmente foram incluídos um conjunto vasto de perguntas relativas a indicadores sociais diversos, tanto dos jovens como sobre os seus pais.