Ir para o conteúdo

Epiteen 24 Epiteen 24

Notícias

Programa de rádio "O amor é...": Rapazes, quanto mais dinheiro mais risco

Resultados do estudo longitudinal EPITeen24 comentados no programa "O Amor é..." da Antena1, com Júlio Machado Vaz e Inês Meneses.

 

Pode encontrar o programa completo aqui.

Artigo no Público: Escolaridade dos pais ainda é determinante no percurso dos filhos

"É jovem, tem 21 anos e 15 ou mais anos de escolaridade. Quem serão os seus pais? A pergunta, aparentemente, pode não fazer sentido. Mas a resposta mais comum, encontrada por um estudo que será apresentado nesta sexta-feira, ainda aponta para que este rapaz ou rapariga seja filho de um casal com um nível de escolaridade idêntico. Caso os pais tenham menos habilitações, então o mais provável é que este jovem tenha conseguido contrariar esse determinante social com mais leitura, estudo e desporto durante a adolescência. É também mais verosímil que seja uma rapariga."

 

Pode encontrar a notícia completa aqui.

"Os chamados comportamentos de risco, como suspensões na escola, pertença a um gangue, envolvimento em lutas físicas ou condenações, são em geral mais frequentes entre os jovens com menor escolaridade e que são filhos de pais que concluíram também poucos anos de estudo. No entanto, há um caso em que os jovens com mais anos de estudo e filhos de pais com mais habilitações se destacam: no consumo de haxixe ou marijuana. Aos 21 anos, quase 49% destes jovens inquiridos para um trabalho assumiram que tinham já consumido este tipo de substâncias, quando só 29% dos com menos escolaridade o tinham feito."

 

Pode encontrar a notícia completa aqui.

Artigo no Expresso: Rapazes. Quanto mais dinheiro, mais comportamentos de risco

"Elas estudam mais e tentam fugir ao destino. Eles colocam-se em risco e envolvem-se na política. Um estudo sobre 3000 jovens de ambos os sexos nascidos nos anos 90, no Porto, mostra que o fado tem muitos tons mas continua pintado a negro."

 

Pode encontrar a notícia completa aqui.

Artigo no Público: Jovens de 21 anos têm três vezes mais escolarização do que os pais

 

"A escolaridade dos jovens com 21 anos triplica a dos pais. A conclusão surge (bem) sustentada nos números que esta quinta-feira são apresentados, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, numa sessão em que vários especialistas voltam a cruzar novos resultados do projecto Epiteen (Epidemiological Health Investigation of Teenagers) – um projecto que acompanha desde 2003 quase 3000 adolescentes nascidos em 1990 e que visa compreender de que forma os hábitos e comportamentos da adolescência se vão reflectir na saúde do adulto."

 

Pode encontrar a notícia completa aqui

Reportagem na Antena 1

“Pela primeira vez contrariam o destino social. Pela primeira vez a escolaridade dos pais não determina a escolaridade dos filhos. 64,7% dos jovens já têm uma licenciatura ou estão no Ensino Superior, enquanto que 20 a 22% dos pais têm um curso superior. Para uma das coordenadoras do estudo, estes jovens contrariam o destino.”