Epiteen 24 Epiteen 24

Fernando Serra

Fernando Humberto Santos Serra é Professor Associado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa e coordena a respetiva Unidade de Serviço Social e Política Social. Tem licenciatura em Política Social e mestrado em Sociologia, pelo ISCSP, e doutoramento em Educação (especialidade de Sociologia da Educação) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Entre 1986 e 2008 foi docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx) onde fez formação graduada, pós-graduada e contínua de professores, tendo sido também coordenador do Departamento de Formações Especializadas. Na ESELx coordenou ainda a licenciatura de Animação Sociocultural. Neste período lecionou igualmente no Instituto Superior de Educação e do Trabalho, no Instituto Superior de Ciências Educativas e na Universidade Aberta. Desde 2008, é docente no ISCSP onde tem lecionado as áreas da teoria social e epistemologia, sociologia e política da educação, direitos humanos, ética e cidadania e política social.

Tem desenvolvido atividades de investigação na área da sociologia e política da educação e da política social, quer no Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), quer no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), onde atualmente é investigador integrado. Tem participado em vários projetos internacionais relacionados com a diversidade e inclusão, educação para a cidadania europeia e educação para os media.