Epiteen 24 Epiteen 24

Bárbara Barbosa Neves

Barbara Barbosa Neves é investigadora sénior da Universidade de Toronto e directora associada do "Technologies for Aging Gracefully Lab" (TAGlab) da mesma universidade. É ainda investigadora integrada do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) da Universidade de Lisboa. Foi nomeada e eleita secretária e tesoureira do comité de pesquisa em família (RC06) da Associação Internacional de Sociologia (ISA) para o quadriênio 2014-2018, tendo já feito parte da direção do comité entre 2010-2014.

A sua investigação centra-se numa abordagem interdisciplinar e aplicada de capital social, redes sociais, novas tecnologias, relações intergeracionais e inclusão digital e social. No TAGlab coordena investigação sobre adoção e utilização de novas tecnologias por pessoas idosas e o seu efeito no envelhecimento activo e na diminuição do isolamento social e solidão de pessoas idosas institucionalizadas. Estuda também padrões e normas de interação nas redes familiares, focando-se em relações intergeracionais. Lecciona ainda métodos de investigação e sociologia da tecnologia a nível pós-graduado. Anteriormente, foi Professora Auxiliar no ISCSP, Universidade de Lisboa, onde lecionou: sociologia da tecnologia, sociologia do género, sociologia: objecto e método, métodos e técnicas de investigação sociológica, pensamento sociológico II, medias digitais, técnicas e tecnologias de informação e comunicação.

O seu trabalho foi publicado em várias revistas científicas: Social Science Research, Young, International Review of Sociology, Sociological Research Online, Sociology Compass, Journal of Comparative Family Studies e International Journal of Community Informatics. Conta ainda com vários capítulos de livros e contribuições para a nova Encyclopedia of Family Studies. Doutorou-se em Ciências Sociais (especialidade: Sociologia) na Universidade Técnica de Lisboa em co-tutela com o NetLab da Universidade de Toronto (2012).